O mesmo acontece em outros países de América Latina, segundo informações obtidas pela AG3 Consulting numa pesquisa recente sobre essa temporada de ofertas intitulada Black Friday – Resultados da Pesquisa.
O objetivo da pesquisa foi conhecer opiniões relacionadas com o conhecimento da data, a disposição para comprar e por qual via, quantia estimada a ser gasta, de consumidores do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Peru e Venezuela. Embora a pesquisa não fosse estatisticamente representativa, os dados que oferece podem ser usados como insumos para a compreensão do consumo regional e para o embasamento de decisões que possam ajudar a melhorar o desempenho de empresas para a temporada Black Friday de 2023.
Um dado relevante é que 72% dos respondentes dizem preferir realizar as compras da temporada da Black Friday de forma online, percentagem coincidente com a da confiança nas compras online de forma geral – 74%. No polo oposto encontra-se a disposição de fazer essas compras usando redes sociais para a Black Friday, que não obteve respostas significativas e que vai ao encontro com a opinião do 43% dos respondentes que dizem não confiar nas redes sociais para fazer compras de produtos e serviços.
Brasil e México lideram como os países cuja metade dos respondentes (52% em ambos os casos) estão dispostas a gastar até o equivalente a entre USD 100 e USD 500 durante a Black Friday. Ao contrário, os respondentes da Argentina, com 36%, manifestaram claramente que não pretendem gastar nada.
A pesquisa captou as opiniões de 210 pessoas durante a primeira quinzena do mês de agosto de 2023, tendo como principais conclusões as seguintes:
Ao que parece, a temporada Black Friday 2023 pode ser uma ótima oportunidade de negócios no Brasil e países da América Latina.
Acesse o relatório completo neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1Fbgm0BrPkgOh547a7TomiyMHEIjm_YoX?usp=sharing e planeje os próximos passos para aproveitá-la ao máximo.