Está comprovado que clientes totalmente engajados têm maior probabilidade de continuarem a ser clientes fiéis. E que muitas vezes reter clientes satisfeitos significam mais vendas. Portanto, é fácil perceber como o customer marketing ou “marketing de clientes” tem um papel decisivo na forma como as empresas atraem clientes no dia a dia.
Customer marketing é uma estratégia de marketing, mais utilizada no B2B (vendas de empresas para empresas) que se concentra em aumentar o envolvimento, a fidelidade e a retenção de clientes existentes. Em vez de focar apenas na aquisição de novos clientes, o customer marketing busca construir um relacionamento duradouro e valioso com os clientes atuais.
Muitas empresas não estão maximizando o valor de seus clientes atuais. Pesquisas recentes de especialistas revelam que mais de 1/3 das empresas não estão percebendo o verdadeiro potencial de receita de sua base de clientes existente.
Em poucas palavras, o marketing do cliente é um tipo de marketing focado principalmente em sua lista atual de clientes, e não em clientes potenciais futuros.
O marketing do cliente refere-se a qualquer atividade ou campanha de marketing direcionada a clientes existentes. É onde a palavra “retenção” tem um valor enorme.
Fazer marketing bem feito é obrigação de toda empresa que busca vendas recorrentes. Mas a importância do customer marketing reside no fato de que a aquisição de novos clientes pode ser mais cara e demorada do que manter os clientes existentes.
Além disso, os clientes fiéis tendem a gastar mais com a empresa ao longo do tempo e a fazer indicações positivas, gerando mais oportunidades de negócio.
As empresas que investem em customer marketing geralmente têm uma base de clientes mais leal e satisfeita, o que pode ajudá-las a se destacar em um mercado altamente competitivo, como já disse no começo.
O marketing voltado para clientes pode ajudar também as empresas a entenderem melhor seus clientes, oferecendo-lhes produtos e serviços personalizados, melhorando a experiência do cliente e aprimorando a fidelidade à marca.
Algumas empresas podem ter mais foco com o customer marketing na jornada do cliente ou talvez um interesse maior nos defensores da marca, enquanto outros se concentrarão em upselling ou cross-selling.
Esse tipo de marketing inclui qualquer tipo de campanha de marketing projetada especificamente para clientes existentes. A maneira mais fácil de pensar em marketing para o cliente é entender que você está buscando criar estratégias voltadas para quem já acreditou na sua marca.
Descobrir exatamente o que seus clientes desejam, desde o primeiro ponto de contato até qualquer tipo de atendimento ou serviço prestado, é simples se você conseguir identificar em primeiro lugar as suas necessidades.
Existem muitas maneiras pelas quais você pode começar a criar uma imagem de como seus clientes reagem, compram e usam seu serviço ou marca. E também de identificar as necessidades do cliente. Isso pode ser uma combinação de:
Uma das primeiras formas de determinar as necessidades de seu cliente é fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. Você pode usar o Google como primeira porta de escala ao pesquisar ou solicitar uma resposta sobre um serviço ou produto.
Aprender o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca ou negócio é uma ferramenta realmente útil para elaborar uma estratégia eficaz de redes sociais.
A escuta focada lhe dirá quais plataformas seu público está usando mais ativamente e o clima geral e o sentimento que envolve sua empresa. Também é útil descobrir como seus clientes se sentem em relação aos concorrentes e ao setor em geral.
Um grupo de foco pode parecer para muitos uma forma antiquada de obter informações dos clientes, mas mesmo nesta era mais tecnológica, se torna uma maneira útil de descobrir as necessidades de seus clientes.
Grupos focais também conhecidos como defensores ou promotores da marca podem ser mais facilmente explicados como uma espécie de entrevista em grupo. Ao observar e registrar as interações, um grupo focal pode ajudar a avaliar como as pessoas pensam e se sentem sobre uma determinada experiência, problema ou serviço.
Como qualquer outra pesquisa ou avaliação, seu objetivo principal é descobrir como seus clientes fiéis e atuais se sentem em relação à sua oferta ou serviço específico.
Depois de ter seus dados cruciais para manter seus clientes voltando para mais compras ou renovações, certifique-se de:
Dica de ouro: As empresas que desenvolverem uma metodologia adequada para coletar e compartilhar as percepções dos clientes dentro de sua organização criarão o melhor ambiente para atender às necessidades dos clientes de maneira rápida e eficaz.
Veja se isso está adequado ao seu negócio:
Os clientes fiéis precisam de uma atenção especial, por isso procure colocá-los em clubes de descontos ou vantagens como cashback. Muitas empresas criaram aplicativos próprios e também utilizam plataformas especializadas para oferecer ofertas e promoções para clientes cadastrados.
As grandes redes de supermercados descobriram isso há tempos e agora ampliaram sua atuação, em parceria com fornecedores e marcas. Porém, é preciso ter cuidado para não oferecer benefícios enganosos, como por exemplo aumentar os preços de produtos e depois dar um desconto artificial.
Busque não colocar todos os seus clientes no mesmo balaio. Atue de forma personalizada, tanto no marketing quanto em vendas. Pesquise o seu histórico para verificar os interesses e personalize demandas para necessidades.
Lembre-se de utilizar anúncios, remarketing ou retargeting para alcançar seus clientes onde eles estiverem, seja em sites, aplicativos ou redes sociais.
Ao lançar produtos ou serviços, lembre-se de beneficiar em primeiro momento seus clientes fiéis. Ofereça cupons de desconto ou vantagens para eles destacando que isso é uma exclusividade. E tem que ser mesmo: trate de forma diferenciada quem já confiou em você.
Aqui falamos especialmente de email marketing, automação, blogs e redes sociais para trabalhar um inbound marketing eficiente, utilizando e aplicando as melhores estratégias nos diversos canais.
Utilizar jornadas de compras, conteúdos focados nas dores dos clientes e uma boa estratégia de convencimento farão a diferença.
Nem precisa dizer que o atendimento pós venda precisa ser eficiente. É aí que muitas empresas pecam, por ignorar seus clientes ou prestar um péssimo suporte, criando um ambiente hostil e propício para que virem ex-clientes.
No geral, o customer marketing é uma estratégia valiosa para empresas que buscam construir uma base de clientes fiéis e satisfeitos. Ao investir em relacionamentos duradouros com os clientes, as empresas podem aumentar a retenção e a fidelidade, mantendo receita recorrente, gerando oportunidades de negócios adicionais e melhorando sua imagem de marca.
Por NVX – Nacionalvox Agência Digital – Empresa associada ADVB/SC desde 2011 – www.nacionalvox.com.br