O que é análise SWOT e como fazer

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A análise SWOT é uma ferramenta incrivelmente simples, mas poderosa, para ajudá-lo a desenvolver sua estratégia de negócios, seja criando um novo negócio ou orientando uma empresa existente. 

O que é análise SOWT

SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e, portanto, uma análise SWOT é a técnica utilizada para avaliar esses quatro aspectos do seu negócio. O termo vem do inglês: S=Strengths, W=Weaknesses, O=Opportunities, T=Threats e foi abrasileirado para FOFA. 

Trata-se de uma ferramenta bem conhecida para profissionais de marketing e que pode ajudar na análise do que sua empresa faz de melhor agora e traçar uma estratégia de sucesso para o futuro. A SWOT também pode descobrir áreas do negócio que estão atrapalhando você ou que seus concorrentes podem explorar se você não se proteger.

Uma análise SWOT examina ainda fatores internos e externos, ou seja, o que está acontecendo dentro e fora de sua organização. Portanto, alguns desses fatores estarão sob seu controle e outros não. Em ambos os casos, a ação mais sábia que você pode tomar em resposta se tornará mais clara quando você descobrir, registrar e analisar tantos fatores quanto puder.

Pontos fortes: fatores que dão vantagem à empresa sobre seus concorrentes.

Pontos fracos: fatores que podem ser prejudiciais se usados ​​contra a empresa por seus concorrentes.

Oportunidades: situações favoráveis ​​que podem trazer vantagem competitiva.

Ameaças: situações desfavoráveis ​​que podem afetar negativamente o negócio.

Por que fazer uma Análise SWOT?

Ao decidir fazer uma análise SWOT, você estará munido de uma estratégia sólida para priorizar o trabalho que precisa fazer para expandir ou melhorar seus negócios. 

Você pode pensar que já sabe tudo o que precisa fazer para obter sucesso, mas uma análise SWOT o forçará a olhar para o seu negócio de novas maneiras e principalmente de novas direções. Você examinará seus pontos fortes e fracos e como você pode aproveitá-los para aproveitar as oportunidades e ameaças que existem em seu mercado.

Quem deve fazer uma Análise SWOT?

Para que uma análise SWOT seja efetivamente eficaz, os fundadores e líderes da empresa precisam estar profundamente envolvidos. Esta não é uma tarefa que pode ser delegada a terceiros, já que haverá um mergulho nas entranhas do negócio. 

Mas a liderança da empresa também não deve fazer o trabalho por conta própria. Para obter melhores resultados, o trabalho de equipe deve ser prioridade e reunir um grupo de pessoas que tenham diferentes perspectivas sobre a empresa. 

Selecione pessoas que possam representar diferentes aspectos e áreas da sua empresa, desde vendas e atendimento ao cliente até marketing e desenvolvimento de produtos. Todos devem sentar-se à mesa.

As empresas inovadoras até olham para fora da sua bolha, quando realizam uma análise SWOT e obtém informações dos clientes para adicionar a visão de quem ajuda o negócio a se manter. 

Se você está começando ou administrando uma empresa por conta própria, ainda pode fazer uma análise SWOT. Recrute pontos de vista adicionais de amigos que conhecem um pouco sobre sua empresa, seu contador ou até mesmo vendedores e fornecedores. A chave é ter pontos de vista diferentes.

As empresas existentes podem usar uma análise SWOT para avaliar sua situação atual e determinar uma estratégia para avançar ao próximo nível. Mas lembre-se de que as coisas estão mudando constantemente e você deve reavaliar sua estratégia, começando com uma nova análise SWOT a cada seis ou 12 meses. Pode por exemplo, incluir no planejamento para o próximo ano, que geralmente começa a ser construído no mês de Outubro. 

Para startups, a ferramenta é bem conhecida e uma análise SWOT faz parte do processo de planejamento de negócios. Isso ajudará a codificar uma estratégia para que você comece com o pé direito e saiba a direção que planeja seguir. 

Benefícios

A ferramenta Swot tem 5 benefícios principais:

  • Simples de fazer e prático de usar;
  • Claro para entender;
  • Concentra-se nos principais fatores internos e externos que afetam a empresa;
  • Ajuda a identificar objetivos futuros;
  • Inicia uma análise mais aprofundada.

Como fazer análise SWOT da maneira certa

Como mencionei anteriormente, você deve reunir uma equipe de pessoas para trabalhar em uma análise SWOT. Você não precisa de um retiro de um dia inteiro para fazê-lo, no entanto. Uma ou duas horas deve ser mais do que suficiente.

1. Reúna as pessoas que fazem sentido

Reúna pessoas de diferentes partes de sua empresa e certifique-se de ter representantes de todos os departamentos e equipes. Você descobrirá que diferentes grupos dentro de sua empresa terão perspectivas totalmente diferentes que serão críticas para tornar sua análise SWOT bem-sucedida.

2. Jogue suas ideias na parede

Fazer uma análise SWOT é semelhante a reuniões de brainstorming, e existem maneiras certas e erradas de executá-las. Pode começar dando a todos um bloco de notas adesivas (post-its) e fazer com que todos gerem ideias por conta própria para começar as coisas. Isso evita o pensamento de grupo e garante que todas as vozes sejam ouvidas.

Após cinco a 10 minutos de brainstorming privado, coloque todas as notas adesivas na parede e agrupe as ideias semelhantes. Permita que qualquer pessoa adicione notas adicionais neste momento se a ideia de outra pessoa despertar um novo pensamento. 

Existem algumas ferramentas virtuais que ajudam nessa tarefa, como o Miro (antigo Realtime Board). 

3. Classifique as ideias

Depois que todas as ideias estiverem organizadas, é hora de classificá-las. Gosto de usar um sistema de votação em que todos recebem cinco ou dez “votos” que podem distribuir da maneira que quiserem. Pontos adesivos em cores diferentes são úteis para esta parte do exercício.

Com base no exercício de votação, você deve ter uma lista de ideias priorizadas. Claro, a lista está agora em discussão e debate, e alguém na sala deve ser capaz de fazer a última chamada sobre a prioridade. Geralmente é o CEO, mas pode ser delegado a outra pessoa responsável pela estratégia de negócios.

Você vai querer seguir este processo de geração de ideias para cada um dos quatro quadrantes da sua análise SWOT: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Perguntas que podem ajudar a inspirar sua análise

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer junto com sua equipe quando estiver construindo sua análise SWOT. Questões que podem ajudar a explicar cada seção e estimular acima de tudo o pensamento criativo.

Forças

Os pontos fortes são atributos internos e positivos da sua empresa. São coisas que estão sob seu controle.

  • Quais processos de negócios são bem-sucedidos?
  • Quais ativos você tem em suas equipes? (ou seja, conhecimento, educação, rede, habilidades e reputação)
  • Quais ativos físicos você possui, como clientes, equipamentos, tecnologia, dinheiro e patentes?
  • Quais vantagens competitivas você tem sobre a concorrência?

Fraquezas

As fraquezas são fatores negativos que prejudicam seus pontos fortes. Essas são coisas que você pode precisar melhorar para ser competitivo.

  • Há coisas que sua empresa precisa para ser competitiva?
  • Quais processos de negócios precisam ser melhorados?
  • Existem ativos tangíveis que sua empresa precisa, como dinheiro ou equipamentos?
  • Existem lacunas em sua equipe?
  • A sua localização é ideal para o seu sucesso?

Oportunidades

As oportunidades são fatores externos em seu ambiente de negócios que provavelmente contribuirão para o seu sucesso.

  • Seu mercado está crescendo e existem tendências que vão encorajar as pessoas a comprar mais do que você está vendendo?
  • Existem eventos futuros que sua empresa pode aproveitar para expandir os negócios?
  • Existem mudanças futuras nos regulamentos que podem impactar sua empresa positivamente?
  • Se o seu negócio está funcionando, os clientes pensam bem de você?

Ameaças

Ameaças são fatores externos sobre os quais você não tem controle. Você pode considerar a implementação de planos estratégicos para lidar com eles, caso ocorram.

  • Você tem concorrentes em potencial que podem entrar no seu mercado?
  • Os fornecedores sempre poderão fornecer as matérias-primas que você precisa aos preços que você precisa?
  • Os desenvolvimentos futuros em tecnologia podem mudar a forma como você faz negócios?
  • O comportamento do consumidor está mudando de uma forma que pode impactar negativamente o seu negócio?
  • Existem tendências de mercado que podem se tornar uma ameaça?

Conclusão

Com sua análise SWOT completa, você está pronto para convertê-la em uma estratégia real. Afinal, o exercício é sobre produzir uma estratégia na qual você possa trabalhar durante os próximos meses.

O primeiro passo é analisar seus pontos fortes e descobrir como você pode usar esses pontos fortes para aproveitar suas oportunidades. Em seguida, veja como seus pontos fortes podem combater as ameaças que estão no mercado . Use essa análise para produzir uma lista de ações que você pode executar.

Com sua lista de ações em mãos, olhe para o calendário da sua empresa e comece a colocar metas (ou marcos) nele. O que você deseja realizar em cada trimestre (ou mês) do calendário daqui para frente?

Você também vai querer fazer isso analisando como as oportunidades externas podem ajudá-lo a combater suas próprias fraquezas internas. Você também pode minimizar esses pontos fracos para evitar as ameaças que identificou?

Novamente, você terá uma lista de ações que deseja priorizar e agendar.