Ética, transparência e responsabilidade social nunca, em tempo algum, se tornarão obsoletos. É em compromisso com estes valores que assumo a presidência da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/SC) pelos próximos dois anos.
Por grande parte do planeta, o marketing faz girar a economia com uma potência e velocidade estonteantes, de forma a acompanhar a imponderável evolução dos tempos.
Muitos pensam o marketing como algo atual, mas essa área sempre permeou a vida das pessoas e é tão antiga quanto a própria história da civilização. Certamente, as relações comerciais funcionavam de outras maneiras e a área sequer era reconhecida por marketing, mas já se entendia muito bem que, sem uma postura ativa e persuasiva, seria muito mais difícil alcançar objetivos.
Consumir experiências, ideias, produtos e serviços faz parte do nosso repertório civilizatório. Essa ânsia de consumo só cresce, nem mesmo tem o fundo do mar ou o céu como limite.
Em um mundo em que a tecnologia é responsável por ditar as regras do mercado, padrões de comportamento e a vida das pessoas, revolucionando a relação com o consumidor, passamos a desbravar mares nunca antes navegados, sendo necessário estar apto a repensar estratégias e criar ferramentas que impactem a todos. Não cresce quem pensa e faz igual. Por isso, compreendo que a transformação faz parte da evolução.
Sendo assim, queremos reforçar a nossa atuação enquanto uma entidade em constante aperfeiçoamento, ligada a ideias inovadoras, cada vez mais moderna, dinâmica e eficiente.
Acreditamos que o nosso papel é impulsionar o ambiente de negócios, queremos engajar a nossa comunidade, gerar conexões incentivando o desenvolvimento de Santa Catarina, Estado que muito nos orgulha, sendo reconhecido internacionalmente por seu forte ecossistema de inovação e tecnologia, e a facilidade das empresas em criarem conexões entre si.
Por isso, continuaremos caminhando lado a lado do empresário catarinense, dispostos a atender novas perspectivas, diferentes demandas e mercados emergentes, além de fomentar soluções para viabilizar iniciativas e capacitar dirigentes por meio de cursos, conferências, seminários e premiações.
Mal começamos e já firmamos grandes parcerias para participações em projetos relevantes, como o South by Southwest (SXSW) 2024, na cidade de Austin, no Texas, considerado um dos maiores e mais diversificados eventos do mundo. Esta parceria, com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e Cidade Inovadora, promoverá a ida de empresários catarinenses a uma missão internacional, gerando conhecimentos que contribuem para beneficiar a sociedade catarinense.
Além disso, estamos avaliando novos formatos e frequência dos nossos prêmios para melhor atender as necessidades dos empresários catarinenses. Já estão programados os prêmios Personalidade de Vendas, Empresa Cidadã (ESG), Antunes Severo, e o tradicional Top de Marketing.
Gostaria de ressaltar aqui também mais uma grande parceria para a nossa gestão, com o Portal Acontecendo Aqui, que está me permitindo este espaço, e que contará com a divulgação quinzenal a toda sociedade catarinense de artigos dos membros que compõem a diretoria 2024/2025.
Enquanto atual presidente dessa instituição que tanto me inspira e orgulha, com uma trajetória que já soma 40 anos, fundada em 1984, posso afirmar que esta gestão marca um novo momento para nós para que sejamos cada vez mais referência no setor de marketing e vendas no Estado
É em conjunto que se transformam realidades. Vamos em frente!
*Ricardo Barbosa Lima é o atual Presidente da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas de Santa Catarina (ADVB/SC). Administrador graduado e pós-graduado pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) e Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral. Atualmente é sócio e Diretor Executivo da ACRUX Investimentos e Participações S/A, e sócio e Diretor Executivo da LYNX Participações Ltda. Linkedin