Marketing Social – Muito mais que uma estratégia comercial

Artigo_Simone

Ações que aproximam empresas das comunidades que estão inseridas

Já pensou em implementar metodologias que propaguem soluções sustentáveis e boas práticas em sua empresa? Os profissionais de marketing são desafiados diariamente a produzir estratégias para gerar lealdade entre os clientes e transformar um simples consumidor em um comprador recorrente e defensor da marca. Com um mercado cada vez mais global e competitivo, as estratégias voltadas às causas sociais e sustentáveis tem sido um dos principais caminhos utilizados por empresas de todos os portes para se aproximarem e alcançarem de forma exponencial cada vez mais o público alvo.
Desenvolver marketing social fortalece a reputação da marca e demonstra preocupação com questões sustentáveis e atrai consumidores conscientes. Este tipo de ação costuma ter um grande impacto na vida da comunidade e permite que empresas tenham um envolvimento maior e solucionem ou minimizem problemas que ela vivencia. Ao efetuar ações sustentáveis, a marca influencia a mudança de comportamento em prol de um bem comum, causa empoderamento da comunidade e engajamento dos stakeholders às causas propostas.
Não basta querer fazer marketing sustentável, este conceito tem que estar atrelado ao posicionamento de marca da empresa. Os consumidores estão cada vez mais conscientes dos impactos ambientais e sociais das marcas e estão tomando decisões de compra com base em valores éticos e uma vez conectado com o propósito de uma marca, ele deixa de ser apenas um consumidor para se tornar, também, um propagador desta empresa.
Atualmente, muitas empresas praticam o Greenwashing, que pode ser traduzido como “lavagem verde” ou até mesmo como “maquiagem verde” é o ato de camuflar, mentir ou omitir informações sobre os reais impactos das atividades de uma empresa no meio ambiente para aumentarem a reputação da empresa, esta prática dificilmente se sustenta causando o resultado inverso de seu objetivo, deteriorando ainda mais a marca na comunidade.
Para que seja efetivo o marketing social precisa seguir algumas etapas essenciais como: estudo de contexto; avaliação do mercado e da atuação da concorrência; entendimento sobre o comportamento e os valores do público-alvo; levantamento e definição de causas de interesse para a empresa e seus stakeholders; criação de cronograma de atuação; planejamento de comunicação e marketing para engajamento do público interno e externo e por último,
mensuração de resultados que mostrará se as ações implementadas tiveram resultados efetivos na comunidade trabalhada.

A ADVB/SC incentiva a prática de marketing social por meio do Prêmio Empresa Cidadã, a principal premiação na área da cidadania empresarial de Santa Catarina, o prêmio visa reconhecer e homenagear as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. Entendemos que as organizações podem contribuir e ser agentes de transformação de uma sociedade e que as ações positivas desenvolvidas por
meio do marketing social podem desencadear verdadeiras correntes do bem.

Por Simone Cristina de Souza – COO da Conexão Torus e Vice-presidente da ADVB/SC

 Administradora com Pós graduação em MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria pela FGV e MBA em Marketing Estratégico pela ESPM. Profissional com sólida experiência em gestão executiva, institucional, controladoria e marketing. Atuação na gestão de projetos com foco em ampliação e consolidação de negócios e execução de grandes eventos, campanhas publicitárias e inteligência de mercado.

Atualmente, sócia da Conexão Torus, empresa  com atuação em facilitação e articulação de negócios com foco na obtenção e melhoria de resultados comerciais.