ADVB/SC 39 anos. Entidade celebra o fomento ao setor de marketing e vendas de Santa Catarina

Linkedin_39anos

Entrevista com grandes nomes da ADVB/SC remonta a história da Associação e projeta o posicionamento futuro da entidade

A Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) completa nesta terça-feira, 11/07, 39 anos de atuação no estado. A entidade é reconhecida por impulsionar ambientes de negócios, por meio de articulações, eventos, formações, parcerias e premiações anuais – Top de Marketing e Vendas, Prêmio Antunes Severo, Personalidade de Vendas e Empresa Cidadã ESG. Para celebrar esta data marcante para o marketing em Santa Catarina, conversamos com o atual Presidente da Associação, Claiton Pacheco Galdino; com o Presidente do Conselho da ADVB/SC, Octavio Lebarbenchon Neto; com o ex-Presidente da entidade, Juarez Beltrão Campos; e com um dos fundadores da Associação e ex-Presidente da ADVB/SC, Luiz Maria Sainum Nozar.

Os entrevistados remontam a trajetória da entidade que está intimamente ligada ao desenvolvimento do marketing em Santa Catarina. Criada durante um contexto econômico nacional conturbado e em uma época em que o marketing era utilizado basicamente por grandes empresas brasileiras estabelecidas, sobretudo, em São Paulo e em multinacionais sediadas no país, a área começava a ser reconhecida por profissionais da área e por publicitários catarinenses como uma ferramenta capaz de impulsionar as vendas e o desafio era: estimular sua adoção no âmbito estadual.

A.A. – Como foi o início da ADVB em Santa Catarina?

Nozar – Participava da ADVB/SP e assim que cheguei a Florianópolis, conheci Antunes Severo. Juntos, iniciamos um trabalho para formalizar uma entidade de marketing e vendas no estado, a ADVB já era uma entidade nacional que congregava os valores que buscávamos. A partir disso, criamos uma Comissão com profissionais de publicidade e propaganda, entre outros profissionais, presidida por Antunes Severo. Assim, começamos a ter reuniões semanais para construirmos esta ideia conjuntamente. Passamos por muitos desafios, sobretudo a resistência de alguns profissionais da publicidade.

A.A. – Como essa resistência foi superada e como a entidade trabalhou para fortalecer o seu nome?

Nozar – Criamos um evento chamado “Brasil 86 – Os novos desafios do Marketing”, ele seria o início do processo para começarmos a angariar associados e, também, nos tornarmos conhecidos e reconhecidos no mercado. Conseguimos diversos apoios e, principalmente, com nossa vontade e garra para que a ADVB/SC deslanchasse, realizamos nos dias 28 e 29 de novembro de 1985 o primeiro evento da Associação. Já no ano seguinte tivemos a primeira edição do Top de Marketing e Vendas, com uma grande repercussão na mídia estadual.

A.A. – O que vocês almejavam na época?

Nozar – Nós queríamos revolucionar o mercado de marketing em Santa Catarina e fazíamos isso com eventos muito pontuais, como o Almoço de Ideias com palestrantes nacionais e do nosso estado, mesmo, com as Caravanas de Integração Empresarial, em que percorríamos polos econômicos do estado e, assim, gradativamente, o nome da ADVB/SC começou a se fixar. Aos poucos fomos articulando e nos aproximando de agências e profissionais que ainda resistiam às ideias da ADVB e, paulatinamente, fomos conseguindo colocar em prática e mostrar o que pensávamos: que é melhor somar esforços e dividir resultados, do que perdermos forças nos fragmentando.

A.A. – Como ocorreu o desenvolvimento da entidade e como o senhor avalia as expectativas que se tinham em relação a ADVB/SC?

Nozar – Tivemos uma sequência de gestões com pessoas que acreditavam na entidade e a cada nova gestão, até hoje é assim, o Presidente deixa sua contribuição e soma com suas características. Somos uma das poucas entidades que temos sede própria, conquistada com recursos de um dos nossos primeiros eventos. Alcançamos muito mais do que tínhamos como expectativas, é por isso que estamos completando ano que vem 40 anos, uma entidade neutra, quando falamos em ADVB, falamos em criatividade, valor e transparência.

A.A. – A que o senhor atribui o sucesso e reconhecimento da ADVB/SC?

Juarez Beltrão Campos – Os últimos 39 anos, sempre conduzidos por diretores voluntários, foram de muito trabalho e inúmeras realizações, sempre focadas nos seus pilares estratégicos: Reconhecimento, Relacionamento e Capacitação. E isso conduziu a construção da reputação da entidade, hoje reconhecida como indutora do empreendedorismo em Santa Catarina, seja pela premiação e reconhecimento de inúmeros “cases” de sucesso, seja pela complementação na formação, capacitando inúmeros profissionais de marketing e vendas, e também pela permanente construção de networking nos seus diversos eventos, ano após ano, ininterruptamente. Os últimos anos trouxeram novos e inusitados desafios, como a definitiva era das mídias sociais e a pandemia. A ADVB de Santa Catarina soube superar os obstáculos e segue firme na sua trajetória, se adaptando diariamente aos novos tempos, e com o olhar atento ao futuro, pois a sua vocação sempre foi, e continuará a ser, criar e desenvolver ambientes para fomentar negócios, mantendo o foco nos seus pilares, que permanecem atuais.

A.A. – Sobre as premiações da ADVB/SC, qual a importância delas para o mercado catarinense?

Octavio Lebarbenchon – A história da ADVB/SC se confunde à história do marketing e vendas. Os grandes eventos, os grandes momentos do marketing e vendas em Santa Catarina ocorrem com o apoio da ADVB. Onde os seus grandes eventos têm sido possíveis para divulgar a imagem de quem produz, explicar para a sociedade como se faz o marketing de boa qualidade, também nos colocamos à disposição do mercado informando quem são os personalidades de vendas, quem são as pessoas que mais se destacam no mundo de vendas e marketing com os nossos prêmios. A ADVB efetivamente fez e faz na sociedade catarinense a grande transformação e ela faz isso através da valorização das pessoas que estão realizando as suas atividades no mundo de marketing e vendas. Nossos prêmios como o Personalidade de Vendas, o Prêmio Top de Marketing e Vendas, o Prêmio Antunes Severo e o Empresa Cidadã ESG. Então a ADVB vem construindo nesses últimos 39 anos uma história relevante no mercado catarinense e premiando, destacando, identificando e também formando através dos nossos cursos, profissionais do mundo do Marketing e Vendas.

A.A. – Como a ADVB/SC se posiciona no presente e se prepara para o futuro?

Claiton Pacheco Galdino – A ADVB/SC nesses 39 anos de existência sempre pautou a sua atuação buscando incentivar o desenvolvimento das áreas de marketing e vendas dentro das organizações. Sempre buscamos promover grandes cases, desde a fundação até hoje, mostrando para todo o mercado como os principais atores têm desenvolvido ações para promover seus próprios negócios e as suas organizações. De forma contemporânea a ADVB/SC vem trazendo a componente de tecnologia e também o entendimento que o crescimento das organizações se dá de maneira orgânica e inorgânica também, para que a gente possa desenvolver ações que permitam o crescimento de Santa Catarina e organizações do nosso estado. Cada vez mais a ADVB vai buscar o desenvolvimento da área de marketing e vendas como estratégia para as organizações.