Cenário do mercado de luxo no Brasil será apresentado em evento da ADVB/SC em Blumenau

Entidade traz a Santa Catarina o consultor referência sobre o tema na América Latina, Carlos Ferreirinha, proprietário da MFC Consultoria e ex-presidente da Louis Vuitton no Brasil. Palestra será realizada na próxima terça-feira (30), no Tabajara Tênis Clube.

Enquanto a economia anda de lado, com variação do PIB prevista para algo próximo a 1% no ano, o mercado de produtos de luxo cresce em ritmo chinês, superando os 15% de expansão. Para aproveitar as oportunidades do segmento, que movimenta cerca de 20 bilhões de reais por ano, é preciso estar pronto para atuar em um cenário complexo, impactado por elevada carga tributária e pela variação cambial; com mão de obra altamente especializada e, principalmente, marcado pelo alto grau de exigência dos consumidores. As perspectivas e os desafios do mercado de luxo brasileiro serão apresentados aos empresários catarinenses pelo consultor Carlos Ferreirinha, referência na América Latina, em evento promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB/SC) na próxima terça-feira (30), em Blumenau.

Considerado o principal formador de opinião sobre negócio Luxo e Premium no País, Carlos Ferreirinha é proprietário da MFC Consultoria e ex-presidente da Louis Vuitton no Brasil. Segundo dados da MFC, que atende marcas como Burberry, Chandon, Bentley, Cartier e a catarinense Dudalina, o luxo segue em expansão no Brasil, fruto da descentralização e da democratização do acesso às marcas. O desenvolvimento de mercados fora do eixo Rio-São Paulo, consumidores cada vez mais interessados em produtos exclusivos e a criação de linhas de produtos diferenciados para atender a nova classe média são os principais fatores para o crescimento, apontam as pesquisas da MFC.

O presidente da ADVB/SC, Octávio Lebarbecnhon Neto, diz que Santa Catarina tem grande potencial para entrar forte no circuito do luxo. “Já contamos com mercados consolidados em Florianópolis e Balneário Camboriú, com empreendimentos e serviços de altíssimo padrão. E outras cidades também podem seguir este ritmo, pois temos indústrias referência no que fazem, como é o caso da Dudalina, criada em Blumenau e que ganhou o mundo”, diz.

Para Ferreirinha, todas as marcas podem e devem aprender com o mercado de luxo, adquirindo características que provoquem o desejo de consumo, como a obsessão por detalhes, inovação, design e percepções intangíveis como a oferta do único, do exclusivo.

O “Almoço de Ideias ADVB/SC” será no Tabajara Tênis Clube, às 12h. Inscrições na página do evento. O evento conta com o apoio da Dudalina e da FENADVB.

Sobre Carlos Ferreirinha

Carlos Ferreirinha atua desde 1987 nas áreas de gestão de operações, desenvolvimento de negócios, marketing, vendas e comunicação. No Brasil, foi executivo de empresas como EDS/HP (Electronic Data Systems) e Louis Vuitton, empresa pela qual também atuou como executivo em 10 países latino-americanos. É colunista das revistas Summus (Colômbia), Black Card, Expressions, No Varejo e Versatille. No jornal Gazeta Mercantil assinou a coluna ‘Mercado de Luxo’ na seção ‘Plano Pessoal’ por três anos. É consultor e colunista da Wish Report e do jornal WF+Varejo. Cria pautas e conteúdos para sites especializados, como Taste.com e Mundo do Marketing, além de ter liderado uma coluna semanal – Primeira Classe – no programa Jornal da Manhã, da Rádio Eldorado, celebrando a trajetória da MCF no mercado do Luxo. Respeitado e admirado neste segmento, é referência sobre o tema na América Latina. Ferreirinha é ainda conferencista e articulador de ações e reflexões estratégicas em diversos mercados.