Quando se trata de SEO, otimização de conteúdo é mais importante do que o próprio conteúdo. O conteúdo em sua forma não otimizada não é muito potente e útil para aumentar a classificação SERP ou a autoridade de um site.
Para otimizar adequadamente o conteúdo, os profissionais de SEO precisam usar várias ferramentas diferentes. Se você é iniciante nessa área e não sabe com quais trabalhar, não se preocupe. Neste post, é com isso que vamos ajudar você.
O plágio traz muitas consequências para um site e sua classificação nas SERPs. Se um profissional de SEO não verificar se há plágio em um conteúdo e publicá-lo como está em um site, este pode ser penalizado.
Tendo isso em mente, uma das ferramentas mais importantes que você terá que usar como profissional de SEO é um detector de plagio.
No que diz respeito à definição técnica, o detector de plagio não otimiza o conteúdo. Em vez disso, eles ajudam o usuário a encontrar as partes do plágio. Depois que o usuário encontra e elimina as partes plagiadas, o conteúdo é considerado otimizado.
Atualmente, muitas ferramentas de detecção de plágio também fornecem a lista de URLs dos sites nos quais o conteúdo é encontrado para correspondência. Esse recurso pode ser útil se você precisar criar citações para se referir a uma fonte específica.
Normalmente, as etapas necessárias para usar um verificador de plágio são as mesmas, independentemente de qual você escolher. Normalmente, você pode usar um seguindo estas etapas:
1. Abrindo a página da ferramenta
2. Inserindo seu conteúdo no espaço fornecido
3. Muitas ferramentas também fornecem uma opção para carregar um arquivo diretamente do armazenamento local. Você também pode usar esse recurso
4. Ao inserir o conteúdo, certifique-se de não ultrapassar o limite definido pela ferramenta. A maioria deles coloca a barra em cerca de 1.000 palavras
5. Depois que o conteúdo for importado, você pode clicar no botão ‘Iniciar’, ‘Ir’ ou ‘Verificar plágio’
Hoje em dia, existem muitos verificadores de plágio disponíveis na Internet. Alguns deles são confiáveis, enquanto alguns estão bem. Outros podem ser um puro risco de segurança e nada mais.
Ao escolher um detector de plágio, tente encontrar um que tenha a maioria (se não todos) dos seguintes recursos:
Depois dos verificadores de plágio, as próximas ferramentas de otimização de conteúdo mais importantes que os profissionais de SEO precisam são os verificadores gramaticais.
A gramática ruim pode repelir os leitores e prejudicar gravemente seus leitores e sua reputação. A marca registrada de literalmente toda marca famosa, como você deve ter notado, é a perfeição da gramática e ortografia no conteúdo que publicam.
Se uma pessoa clicar em seu site e encontrar erros básicos como ‘você’ e ‘seu’, ela não terá uma boa impressão de sua marca/negócio. Além disso, uma boa gramática também pode contribuir diretamente para a classificação do seu site nas SERPs porque o Bing (não o Google) favorece o conteúdo que não contém erros gramaticais.
Como qualquer outra ferramenta na internet, os verificadores gramaticais existem em uma grande variedade de tipos diferentes. Vamos listar algumas qualidades e características que você deve procurar para encontrar um bom para suas necessidades. Mas antes disso, vamos ver como você normalmente pode usar um verificador gramatical.
A maioria dos verificadores gramaticais que são popularmente conhecidos na internet funcionam mais ou menos da mesma maneira. No entanto, a diferença que pode ocorrer entre alguns deles é a necessidade de clicar em um botão… e não clicar nele.
Algumas ferramentas funcionam em tempo real e não exigem que o usuário inicie o processo clicando em um botão. Outros têm esse requisito.
No entanto, as etapas gerais que você pode seguir para usar um verificador gramatical são as seguintes:
1. Abra o verificador gramatical
2. Insira seu conteúdo no espaço fornecido
3. Se uma opção de ‘Envio de arquivo’ for fornecida, você poderá usá-la para tornar as coisas mais rápidas
4. Inicie o processo (se necessário. Isso não será necessário para um verificador em tempo real)
5. Passe o mouse ou clique sobre os erros detectados para ver as sugestões corretas
6. Clique nas sugestões para aplicá-las ao texto
Aqui estão alguns recursos que você pode procurar para encontrar um bom verificador gramatical:
Embora existam alguns lugares onde pode parecer bom, o conteúdo online não é onde você deseja se tornar um especialista em literatura sofisticada.
O conteúdo online é destinado a todos. Todo mundo tem que ler, e isso pode incluir jovens e estrangeiros, ou seja, pessoas que não são muito proficientes em seu idioma.
Ao escrever qualquer conteúdo para fins de SEO, seja conteúdo de blog ou site, você deve tomar cuidado para mantê-lo legível. Se o seu conteúdo for muito difícil de ler, os visitantes do seu site simplesmente o abandonarão.
Os verificadores de legibilidade podem ajudá-lo a manter suas redações facilmente compreensíveis para o público em geral. Essas ferramentas são feitas para detectar e destacar erros como uso excessivo de voz passiva, frases longas, palavras difíceis e assim por diante.
O uso de verificadores de legibilidade é bastante simples e direto. Assim como os verificadores gramaticais, eles existem em duas variedades principais, ou seja, alguns que requerem ativação de processo e outros que funcionam em tempo real.
1. Na primeira etapa, você deve navegar até a página da ferramenta e inserir seu conteúdo no espaço fornecido.
2. Em seguida, se a ferramenta exigir ativação, você deverá clicar no botão fornecido para iniciar o processo de verificação.
3. Após a conclusão do processo, os problemas de legibilidade no conteúdo serão apontados ou destacados.
Em algumas ferramentas, os problemas não serão destacados e simplesmente exibidos em uma lista.
Na verdade, não há muito com o que se preocupar ao escolher um verificador de legibilidade… além da política de privacidade. Você não quer que seu conteúdo seja armazenado em algum tipo de banco de dados e usado maliciosamente em algum lugar onde você não gostaria.
Ao contrário do que sua reputação onipresente (e, infelizmente, notória) pode lhe dizer, as ferramentas de paráfrase não são usadas apenas para fins antiéticos. Eles podem desempenhar um papel útil e de construção no SEO, especialmente quando se trata de publicar o conteúdo do site.
Você pode usar ferramentas de paráfrase para o seu conteúdo se precisar se livrar do plágio acidental. Embora não seja permitido ou ético parafrasear o conteúdo de outra pessoa para seu próprio benefício, não há problema se o conteúdo em questão for seu.
Da mesma forma, você pode usar ferramentas de paráfrase para fazer seu conteúdo fluir melhor e parecer mais profissional.
Existem muitas ferramentas de paráfrase disponíveis na internet hoje em dia, mas apenas algumas delas realmente valem a pena ser usadas. Antes de decidir adquirir o plano premium de qualquer ferramenta, você deve testá-lo algumas vezes para ver se gosta ou não da qualidade dos resultados.
Aqui estão as etapas que você segue para usar uma ferramenta de paráfrase típica. A funcionalidade em quase todos eles é a mesma.
1. Insira seu conteúdo no espaço fornecido
2. Se houver uma opção para carregar o arquivo, você pode usá-la
3. Em seguida, selecione um modo entre as opções fornecidas (a maioria das ferramentas de paráfrase fornece esse recurso)
4. Após selecionar o modo, clique no botão para iniciar o processo
Como mencionamos anteriormente, das inúmeras ferramentas disponíveis na Internet, apenas algumas valem a pena usar. O restante deles pode atrapalhar o contexto ao fornecer a saída.
A única maneira de determinar se vale a pena usar uma ferramenta de paráfrase ou não é fazer algumas tentativas de teste usando algum texto de exemplo.
Além de ter um funcionamento inteligente, existem alguns outros recursos que fazem valer a pena usar uma ferramenta de paráfrase. Alguns deles são os seguintes:
Normalmente, não teríamos listado os geradores de resumo como ferramentas de otimização de conteúdo, mas há um tipo específico de uso pelo qual eles podem ser categorizados como tal.
Vamos explicar isso.
Se houver, por exemplo, um determinado trecho de texto no conteúdo que é muito longo para ser lido, você pode resumi-lo e torná-lo um pouco mais… palatável.
Da mesma forma, embora isso não seja exatamente “otimização”, você também pode resumo de texto geradores quando você deseja criar meta descrições, conclusões e introduções para suas postagens de blog.
Como as outras ferramentas que mencionamos nesta lista, os geradores de resumo também têm mais ou menos o mesmo tipo de funcionamento, independentemente do que você escolher. Em poucas palavras, as etapas que você terá que seguir incluem o seguinte:
1. Abra a ferramenta de resumo
2. Insira seu conteúdo no espaço fornecido
3. A maioria das ferramentas possui uma opção que pode ser usada para definir e especificar o tamanho do resumo gerado. Supondo que você esteja usando essa ferramenta, você terá que ajustar essas configurações antes de passar para a etapa final, que é…
4. …iniciando o próprio processo de resumo clicando no botão fornecido
Assim como as ferramentas de paráfrase, a maneira mais simples de verificar se vale a pena usar um gerador de resumo ou não é fazer algumas execuções de teste. Você pode pegar algum conteúdo aleatório que consiste em alguns milhares de palavras e colocá-lo na ferramenta para verificar a qualidade dos resultados.
No entanto, além da qualidade da saída, existem alguns recursos que você pode procurar em um gerador de resumo para ver se vale a pena usá-lo ou não:
Verificadores de densidade de palavras-chave são, como verificadores de plágio, não exatamente ferramentas de otimização de conteúdo. Em vez disso, eles podem ajudá-lo a determinar se alguma palavra-chave específica em seu conteúdo é usada em excesso ou subutilizada. Se houver, você pode tomar as medidas necessárias para corrigi-lo.
Podemos dizer que os verificadores de densidade de palavras-chave podem ajudar na otimização de conteúdo de SEO, ajudando você a evitar o excesso de preenchimento de palavras-chave… ou o preenchimento insuficiente.
Os verificadores de densidade de palavras-chave são realmente simples de usar. Não há duas maneiras ou métodos sobre isso. Tudo o que você precisa fazer é inserir seu conteúdo no espaço fornecido e ativar o processo.
Dependendo da ferramenta que você selecionou, você também pode ter a opção de fazer upload direto de um arquivo do seu dispositivo ou buscar um documento online usando o URL.
Apenas certifique-se de que é preciso. Teste algumas vezes com algumas frases curtas. Se as palavras estão sendo enumeradas em seu número certo, então você pode ir em frente e usar a ferramenta a sério.
Quando dizemos ‘ferramentas de design gráfico’, queremos nos referir a elas em um contexto muito específico.
Basicamente, quando se trata de otimização de conteúdo, você não precisa apenas otimizar o texto em si. Em vez disso, você também precisa trabalhar nos aspectos visuais, como adicionar as imagens certas, formatá-lo e assim por diante.
Existem muitas ferramentas online que você pode usar para esse fim, e muitas delas também são gratuitas. Você não precisa se preocupar em gastar dinheiro com eles.
Embora tenhamos mencionado algumas etapas gerais que você pode seguir para a maioria das ferramentas mencionadas acima, não existem algumas genéricas que possamos listar para ferramentas de design gráfico.
Isso porque esses tipos de ferramentas não estão presentes em tanta abundância quanto as outras. Portanto, dependendo da ferramenta que você está usando, o método de uso pode ser bem diferente do resto.
No entanto, muitas ferramentas de design hoje em dia funcionam com um simples truque de ‘arrastar e soltar’. Você pode arrastar e soltar diferentes ícones e elementos na tela, alterar suas cores, adicionar texto, bordas, planos de fundo etc.
Aqui estão alguns recursos que você pode procurar ao escolher uma ferramenta de design gráfico:
A otimização de conteúdo é muito importante se você deseja tornar seu conteúdo potente para o SEO do seu site. Com a otimização adequada, seu conteúdo poderá atrair tráfego, aumentar a classificação do seu site nas SERPs e também ajudá-lo a reter seus leitores.
Neste post, vimos algumas ferramentas comuns que você pode usar para otimizar facilmente seu conteúdo. Como requisito básico, você deve garantir que não haja excesso de palavras-chave, plágio ou erros gramaticais excessivos em seu conteúdo.
Depois disso, você pode passar para o lado “decorativo” das coisas e começar a tornar seu conteúdo atraente e envolvente para seus usuários.
Por NVX – Nacionalvox Agência Digital – Empresa associada ADVB/SC desde 2011 – www.nacionalvox.com.br