Sua empresa precisa de você! Nós precisamos de você! Reinvente-se

Desde esta segunda-feira, dia 16/03 nós, da reviewr, estamos de Home Office e portanto eu e todos que estamos de Home não temos mais gastado tempo com deslocamento para ir e vir de nenhum lugar, isso é fato, e com esse tempo o que temos feito? E que lição podemos aprender com isso?

Além de continuar minha rotina diária de treinos e meditação, agora adaptados todos dentro de casa, NÃO saia de casa, tenho buscado estudar, ler, tentar entender os impactos e mudanças que toda essa pandemia vai gerar no processo de compra do consumidor e nas empresas. 

Minha cabeça realmente não para, pois com certeza agora também é hora de muitas oportunidades! E quais oportunidades são e serão essas? É o que me pergunto a todo momento, “o que posso fazer diferente do que fazia?” Pois, muito do que fazia, agora não cabe mais. Não faz mais sentido.

E fico viajando mentalmente como tudo isso está tendo e terá um impacto tremendo nas empresas, nas profissões, em nós como pessoas e nos nossos valores. Não sou especialista nisso, mas sou curiosa, leio e estou no mercado e aqui é apenas um compartilhamento de percepções pessoais. 

Você já se deu conta de que milhares de empresas estão e precisam, neste momento, tirar projetos de se tornarem mais digitais da gaveta? De conseguirem ajudar de formas diferentes consumidores, fornecedores, clientes?!  

Vários supermercados, farmácias, redes de lojas e restaurantes que eu vinha conversando, falavam que tinham projetos de melhorar estratégias em SEO; de fazer um e-commerce; iniciar as vendas por delivery; de melhorar processos no marketing; de analisarem melhor sua base de CRM para entender melhor os seus clientes; de instaurar até o home office como processo de gestão de times; de melhorar suas notas de reputação online no Google Meu Negócio e de mais e mais dezenas de outros projetos. E vinham postergando e postergando. AGORA, todas precisam correr, pois nós consumidores precisamos disso. 

Precisamos de segurança nos nossos lares. Precisamos saber que sua empresa é confiável, que entrega segurança no processo de higienização dos produtos, embalagens e de entrega e que esta leva quanto tempo, principalmente quando falamos de alimentação.

A sua empresa está comunicando isso bem a nós, consumidores?

Até mesmo a comunicação visual nas suas fachadas de lojas, se você tem ou não álcool, por que já não coloca visualmente para sabermos? Assim podemos decidir entrar apenas nos locais que possuem de fato tais produtos, todos ficam mais protegidos! Ou, ainda, ter um whats para agendar a compra e não fazer filas, dissemine suas ações. Pequenas ações podem ajudar bastante.

Você que está aí vendo mil séries no netflix, trabalhando menos, participando de jogos online, use como oportunidade esse momento, agora você tem mais tempo, tenha lazer, mas corra atrás de se desenvolver. Sua empresa precisa das ideias para se manter ativa e para garantir o seu emprego, procure se capacitar mais e mais para ajudar sua empresa fazer acontecer às mudanças necessárias para atender você, seus familiares e a população. Pense como pode ajudar e aja! 

Veja quanta coisa bacana pode e deve mudar:

a) estratégias de visibilidade digital;

b) estratégias de SEO;

c) ativação de plataformas de ecommerce; melhorias no UX dos sites;

d) parcerias com empresas de delivery;

e) relacionamento com os clientes nos canais de busca;

f) cadeia logística;

g) Gestão de pessoas via online;inclusive atendimento terapêutico para tratar as questões psicológicas e mentais em tempos instáveis como agora;

h) área de customer success; 

i) canais de relacionamento, mais omni channel, afinal a demanda vai aumentar;

j) agilidade nas respostas;

l) segurança de dados;

m) setor de embalagens, criando embalagens seguras;

n) hacks de produtividade; 

Muitas empresas estão disponibilizando a sonhada plataforma para sua área; hacks de otimização e cursos por períodos gratuitos; aproveite o momento e melhore os processos da sua empresa, melhore você como pessoa e profissional e ajude quem puder ajudar neste momento! 

E com certeza outras milhares de coisas que ainda nem sequer parei para pensar…

Portanto você, como profissional, que há tanto postergou estudar melhor sobre tais assuntos, sobre tais projetos, chegou a hora de agir, pois lembremos que uma empresa é feita de GENTE e projetos dependem de nós, pessoas, para acontecer. Vai aproveitar de que maneira esse tempo? 

Além de tudo isso, se sua empresa não fazia home office e precisou às pressas adequar processos, comprar notebooks, fazer entregas de equipamentos, precisou criar processos de gestão, medição de resultados, acompanhamentos e precisa criar incentivos à distância para todos continuarem produtivos, só isso já é muita coisa a ser feita!

Ao mesmo tempo, precisa verificar como sua empresa está posicionada em relação ao atual momento, hora de ativar o marketing, comerciais, área de customer success estar ainda mais próxima e ativa junto aos clientes, pensando em ideias para ajudá-los; área de SAC/relacionamento com o cliente bem treinados, empáticos e ainda mais ágeis. Afinal, você é uma marca humanizada, correto?

São infinitas as possibilidades de melhorar como pessoa, profissional e empresa. Mexa-se!

E o que mais você pensa que vai mudar? Vamos nos ajudar, fique à vontade para compartilhar suas ideias aqui nos comentários!! 

Compartilhe suas ideias e ajude um colega, uma empresa, um amigo!

Há meses, por exemplo, eu queria escrever, compartilhar um pouco e vinha sempre postergando com desculpinhas, contudo este momento me desafio, me desafio a fazer o que não fazia e a também tirar projetos do papel e a fazer diferente. Vim aqui, humildemente, conversar com você, apenas com o intuito de tentar com que você reflita, você pode também pode fazer diferente, reinvente-se, precisamos de você! 

#vamossairdessa #tmj 

Roberta Kuzolitz – Diretora ADVB/SC