O Poder das Marcas

O Poder das Marcas

Por Octavio René Lebarbenchon Neto, Presidente Executivo ADVB/SC |    

Vivemos uma era de mudanças rápidas – o que não é novidade para qualquer indivíduo. Nesta mesma onda de agito e transformações quase em tempo real, percebemos que as organizações que têm um produto de qualidade, que atendem bem seus clientes e tem uma capilaridade positiva de atuação conseguiram alcançar um ponto que ainda é apenas meta para a maioria das empresas. Estamos falando do poder da marca.

Ter uma marca forte no mercado passa a ser um diferencial de alto valor.

As empresas que conseguem gerar valor com a sua marca – colhendo o resultado de percepção da marca mesmo sem que necessariamente o produto seja representado -, agregaram vantagem competitiva frente a seus concorrentes e ao mercado como um todo.

Ter uma marca percebida e desejada pode parecer, para muitos, apenas mais um diferencial, mas não é tão simples quanto parece. Nenhuma empresa consegue ter uma marca apreciada e respeitada sem que antes tenha tido muito trabalho para fazer aquilo que produz ser percebido pelo mercado como algo importante e de valor.

Em um mundo tão volátil quanto o que vivemos, ter uma marca forte no mercado passa a ser, em uma negociação, um diferencial de alto valor. Mas temos que ter bem claro que nem todas as marcas muito lembradas são também muito desejadas. Aliás, é possível ser a mais lembrada e a mais odiada. Essa contradição expõe a companhia a um alto risco de sobrevivência. Basta que alguém consiga fazer melhor e atender o mercado de mandante para deslocá-la.

Ter uma marca forte pode ser o diferencial que você esperava para conquistar mais mercados e mais clientes, consequentemente. Mas lembre-se: aquele cliente desinformado e conformado desapareceu – não existe mais. Torne a sua marca desejada, mas jamais esqueça de que ela somente se manterá forte se o seu produto ou serviço tiver qualidade e se você atender com muita energia e respeito os seus clientes. Se isso ocorrer, pode comemorar os resultados.