O novo varejo físico aumentou seus clientes

O momento atual, por mais doloroso que esteja sendo para alguns varejistas que vendem através de lojas físicas, tenho certeza que irá contribuir para que eles evoluam e obtenham grandes lucros no futuro. Sabemos que temos que sair da zona de conforto, passar pela zona de aprendizado para então entrarmos na zona de crescimento e alcançarmos melhores resultados.Foi exatamente isso que o varejo foi forçado a fazer.Acredite, os que fizerem bem feito este trabalho irão agradecer, pois irão perceber que sua base de clientes irá aumentar consideravelmente.
O sucesso das vendas no varejo vem de um tripé (Fluxo de clientes, Taxa de conversão e ticket médio) e,na maioria das vezes, os varejistas reclamam que não vendem devido à ausência de fluxo (clientes em suas lojas) e ficam na espera deles para obterem sucesso. Acreditam que o seu funil de vendas ainda é o modelo antigo: passantes na rua, clientes que olham vitrines, fluxo interno e não se deram conta de que agora,com o novo perfil de consumo dos clientes,eles têm o mundo inteiro para vender. E não me refiro somente ao fato de começarem a vender por e-commerce. As possibilidades são imensas e os canais de vendas atuais são diversos. Mas o ponto principal,que precisa ser entendido, é que o varejo de lojas físicas ainda tem muito potencial – apenas tem que deixar de ser receptivo (passivo) para passar a ser muito ativo e buscar os clientes, seja através de ligações, redes sociais, vendas porta a porta, eventos, marketing de relacionamento, rede de afiliados, associações, entre outras infinidades de canais. Élógico que a palavra da vez é Omnichannel tendo a integração entre os canais, mas não precisa nem isso para o sucesso aumentar exponencialmente. O que precisa é ter atitude e foco no tripé: Pessoas, Processo e Tecnologia e desenvolver o seu negócio em cada um destes pontos em busca de clientes.
Recrutando, selecionando, capacitando e desenvolvendo as pessoas certas com este novo olhar, revisando seus processos para serem mais assertivos e com um foco especial para o processo de vendas e logística e buscando novas tecnologias que estão cada vez mais acessível e com melhores performances, o resultado é garantido.
Em resumo, quem fizer bem feito o dever de casa e estruturar o seu negócio para buscar o cliente, ao invés de ficar aguardando, terá um mundo de oportunidades e mais receitas.

Luis Humberto de Quental

VP ADVBSC e Ceo da Convenix e Quental Gestão Corporativa

×