Marketing pessoal: como escolher os melhores caminhos

Marketing pessoal: como escolher os melhores caminhos

Por Octavio René Lebarbenchon Neto, Presidente Executivo ADVB/SC |    

As organizações possuem cada vez mais estratégias bem definidas sobre como organizar e preparar um plano de marketing para alcançar bons resultados. Mas, e o marketing pessoal, como utilizá-lo para contribuir na realização de bons negócios para as companhias? Existem alguns fatores que formam e consolidam profissionais vencedores neste mercado competitivo de hoje.

O primeiro é a comunicação. Com tantas informações e variáveis em jogo, aquele que sabe comunicar, passar informações com qualidade, inteligência e sabedoria, tem alcançado resultados mais rápidos. Outro aspecto, que complementa a capacidade de comunicação, é a habilidade de negociar. O negociador moderno entende, conhece o negócio, a mutabilidade e complexidade do mercado e percebe os desejos humanos como algo fundamental para se obter bons resultados. Além disso, conhecer as técnicas e a ciência dos negócios também será um diferencial neste momento. Empirismo pode elevar demasiadamente o risco. Temos que aprender e saber usar as ferramentas de gestão, de comando, de liderança. Não basta achar. É aprender com quem já fez, utilizar as ferramentas de administração, impondo algo mais concreto aos desejos de todos. O empreendedor é um visionário, e esta característica nunca se deve perder.

Por fim, tudo que falamos, junto a uma habilidade ampla de se relacionar com pessoas e suas organizações, pode transformar uma pequena ideia em um grande negócio. Para ampliar seu relacionamento com o mercado, recomendo que você saia do casulo. Participe de movimentos econômicos, sociais e ambientais. Se for de maneira voluntária, ainda melhor. Se envolva com o que está acontecendo, se exponha, dívida sua inteligência com os demais e aprenda com todos o que estão a sua volta. Marketing pessoal é o somatório de tudo que você faz. Por isso, diga a que veio e tente ser protagonista do seu destino. Assim, sua imagem poderá inspirar as pessoas. Toda a economia em movimento gera bons frutos. Ganhamos todos, você, eu, a sociedade.