Qual é o papel do gestor de Marketing e Vendas diante da fragmentação dos meios?
Vivemos tempos marcados por uma verdadeira explosão de informações. Os consumidores são bombardeados com conteúdo, campanhas off-line e digitais, posts nas redes sociais, e-mails promocionais e inúmeras mensagens.
Nunca houve tantas formas de se comunicar com os consumidores. A internet, os dispositivos móveis e as redes sociais criaram um cenário onde as empresas podem interagir com os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Todavia, essa abundância de canais também trouxe um efeito colateral: a sobrecarga de informações.
O consumidor moderno é exposto a milhares de mensagens publicitárias diariamente, e o excesso de informações faz com que muitas dessas mensagens não sejam processadas, ou simplesmente sejam ignoradas. Como consequência, a atenção do cliente, que já era um recurso escasso, tornou-se ainda mais valiosa e difícil de conquistar.
A fidelização de clientes tem sido uma meta estratégica para as marcas que desejam garantir um fluxo constante de vendas e consolidar sua posição no mercado. Contudo, alcançar essa fidelização em um ambiente de competição acirrada e excesso de estímulos é uma tarefa dificílima.
O impacto disso é um comportamento de compra muito menos fiel e mais influenciado por promoções momentâneas, críticas online e tendências de curto prazo. Por que permanecer leal a uma marca se outra oferece um desconto mais atraente ou uma experiência de compra mais conveniente?
Nesse cenário onde o comportamento do consumidor ficou fluido e disperso, os gestores de marketing precisam repensar suas abordagens diariamente. A questão é, como estabelecer uma estratégia eficiente e garantir ROI num ambiente em que o consumidor é torpedeado, o tempo todo, pelas mensagens e ofertas.
É aí que entra o papel do gestor de Marketing e vendas, este profissional que a cada dia é mais exigido em sua criatividade, agilidade e eficiência.
A compreensão sobre o comportamento dos consumidores, a visão das tendências de mercado e a velocidade de atuação são critérios essenciais para o Diretor ou Gerente de Marketing. Não basta ser data-drive e bom estrategista. É preciso entender de gente. Entender a cabeça e o comportamento do consumidor.
Apesar do protagonismo de muitos desses profissionais, via de regra, os gestores de Marketing e Vendas, ainda não são devidamente valorizados na estrutura empresarial, embora sejam peças-chave para o atingimento de metas.
Essa foi uma das razões para a ADVB-SC criar o Prêmio Antunes Severo, um reconhecimento aos profissionais que mais se destacam no mercado catarinense. O que temos visto é que a cada ano os jurados são confrontados com excelentes cases, demonstrando com isso que o mercado tem forjado profissionais preparados para o cenário atual com desafios sem precedentes para os gestores de marketing e vendas. A atividade de fidelizar clientes em meio à sobrecarga de informações exige inovação, dedicação e um entendimento profundo do comportamento do consumidor.
Não há dúvida de que o profissional de marketing e vendas é, e será, cada vez mais requisitado e protagonista no desempenho dos negócios neste mundo de extrema competição.
Afinal, conquistar a atenção dos consumidores não é tarefa para amador.
*Roberto Bertolin – Vice-presidente de Conteúdo da ADVB/SC, entidade da qual participa desde 2018. Economista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e diretor regional do Grupo ND em Florianópolis. Acumula mais de quatro décadas de atuação no setor de comunicação no estado catarinense.