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Entrevista Exclusiva: Delton Batista, Presidente ADVB/SC

Entrevista Exclusiva: Delton Batista, Presidente ADVB/SC

A equipe do Portal Business SC teve a honra de entrevistar Delton Batista, Presidente da ADVB/SC. Eles nos contou um pouco mais sobre as principais ações e plano futuros da entidade, passou algumas dicas importantes para futuros empreendedores e pontuou a sua visão sobre o cenário econômico no Brasil.

Confira a entrevista:

1 - A ADVB/SC é reconhecida como uma entidade séria e comprometida com o desenvolvimento dos dirigentes de marketing e vendas em Santa Catarina. Quais os principais fatores que levaram a entidade a atingir esse reconhecimento pelo mercado?

Ao longo de 35 anos de existência, a entidade tem sido o grande ponto de encontro dos principais líderes de mercado, empresários, executivos, empreendedores, e profissionais que tem na estratégia de marketing e vendas o seu diferencial para crescimento e geração de valor de suas marcas. Além de ser este ponto de compartilhamento e networking entre líderes, a associação foi pioneira e é a principal referência em conteúdos na área, sempre atualizando especialistas e dirigentes com os principais temas nacionais e internacionais do mundo dos negócios. Entre os momentos históricos, a ADVB realizou o Congresso de Marketing do Cone Sul, um dos maiores eventos já sediados em Santa Catarina, trazendo além dos presidentes dos países do bloco à época, nomes como o do ex-secretário de Estado dos Estados Unidos Henry Kissinger, promoveu evento exclusivo com o americano James Hunter autor do bestseller “O Monge e o Executivo”, e ano passado trouxemos pela primeira vez ao Brasil o diretor do Centro de Inovação da Nasa, Kumar Krishen para uma palestra sobre inovação.

Na frente de reconhecimento, as premiações são consagradas e disputadas como conquistas de alta credibilidade, devido os critérios técnicos e isentos com que são atribuídos os prêmios “TOP de Marketing e Vendas”, “Empresa Cidadã” e “Personalidade de Vendas”. Entre os empresários eleitos Personalidades de Vendas da ADVB, temos nomes como Decio da Silva (WEG), Sergio Murad (o Beto Carrero), Antonio Koerich (Lojas Koerich), Luciano Hang (Havan), e Jaimes Almeida (Grupo Almeida Junior de shopping centers). Ano passado, lançamos a mais nova premiação da entidade, que reconhece os melhores executivos do mercado, o “Prêmio Antunes Severo – Profissional do Ano de Marketing e Vendas ADVB/SC 2019”, em homenagem ao primeiro presidente da ADVB.

2 - Quais são os principais desafios atuais da ADVB/SC? Alguma novidade a ser anunciada em breve?

As principais inciativas que temos desenvolvido estão relacionadas à ações de valorização de marcas, regionalização da entidade, e inovação. Como celebração dos 35 anos de fundação da entidade, além das tradicionais campanhas dos prêmios e eventos, difundimos novas e grandes campanhas publicitárias com os temas da importância das marcas na geração de valor das empresas (campanha “Valorização das Marcas”, desenvolvida pela agência Exit), valorização dos profissionais de marketing e vendas (campanha “A arte de vender seu peixe”, agência NeoVox) e a comunicação “ADVB 35 anos” (agência Propague), com circulação em todas as plataformas de mídia atingindo recorde de visibilidade para a associação.

Visando a regionalização, realizamos eventos de conteúdo em todas as regiões de Santa Catarina com o circuito “ADVB Inspira” em parceria com Sebrae levando grandes líderes como Vicente Donini (presidente do conselho da Marisol) e Zefiro Giassi (presidente da Rede Giassi de supermercados) para contarem suas trajetórias de sucesso e aprendizados aos novos empreendedores. Promovemos a integração do marketing e vendas com o ecossistema de inovação, e com todos os setores da economia. Nossa diretoria conta com uma diversificação e representativa de todas as regiões do estado e dos principais setores produtivos, especialmente de líderes dos segmentos de tecnologia, indústria, varejo, agronegócio, e turismo, importantes forças da economia catarinense. Jaime de Paula (CEO da Neoway), Rogério Siqueira (CEO do Parque Beto Carrero), Adriano Bornschein (CEO do laboratório Catarinense Pharma), Lica Paludo (LP Producoes), Tullo Cavalazzi (ex-presidente da OAB), Larissa Linhares (CEO LL Comunicação), Andre Siqueira (cofundador da Resultados Digitais), Sérgio Medeiros (ex presidente FCDL), Valdirene Teixeira (ex diretora SENAC), Angela Gonçalves (CEO Elo Corporate), e Tiago Altenburg (Altenburg indústria têxtil) estão entre os líderes empresariais que compõem a gestão.

Como novidades que vem por aí, novos produtos e serviços estão em desenvolvimento para diversificar a geração de receitas e a independência financeira da ADVB, enquanto entidade sem fins lucrativos, e formada por voluntários para agregar valor aos associados, como a tiqueteira de eventos “ADVB Pass”, a modernização do site, e o projeto “Capacitar” ofertando um portal de palestrantes credenciados pela entidade e o lançamento do espaço da Sede como “coworking”.

3 - A área de marketing e vendas é muito dinâmica e vem passando por profundas transformações nos últimos anos. Quais são, na sua visão, os pontos chaves de sucesso para os profissionais dessa área?

Não existe empresa de sucesso, que não tenha uma bem-sucedida estratégia e execução de marketing e vendas. E esta atividade requer dos profissionais cada vez maior entendimento dos novos perfis e comportamentos dos consumidores, domínio de análises de dados e novas tecnologias para tomada de decisão, e uma visão humanística e sistêmica que procure realmente agregar valor e promover genuíno impacto positivo na vida das pessoas. A ADVB/SC se orgulha de, há mais de 20 anos quando o assunto ainda nem estava presente na vida das organizações, ter criado a premiação “Empresa Cidadã”, que reconhece iniciativas que conciliam agregar valor às marcas através de impacto social e sustentabilidade. Para nós, empresa de sucesso é empresa cidadã. E o mesmo podemos dizer do profissional de marketing e vendas, que tende cada vez mais incorporar em seu perfil ações com um olhar consciente.

4 - Quais são as suas expectativas em relação ao cenário econômico no Brasil? Podemos esperar um cenário mais favorável para esse ano e para o próximo?

Minha visão é muito otimista sobre o potencial e perspectivas do Brasil. Em que pese o momento ainda de início lento do reaquecimento econômico, temos condições únicas do ponto de vista do mercado mundial de realizarmos um ciclo de crescimento sustentado e de geração de oportunidades. Será decisivo o papel dos líderes das organizações, superando as adversidades através de estratégias inovadoras e criativas de comunicação e engajamento do mercado para seus produtos e serviços e na construção de marcas de valor. O Brasil tem totais condições de ter marcas globais em diversos setores da economia.

5 - Quais conselhos você daria para os jovens que estão pensando em iniciar uma carreira de sucesso na área de marketing e vendas?

Diferentes pesquisas apontam importantes conclusões sobre o papel da gestão de marketing e vendas: as empresas que mais crescem são as que aplicam com sucesso iniciativas de inovação e comercialização de seus serviços e produtos, e erros relacionados à formulação e execução de estratégia comercial e de marketing (e muitas vezes não os produtos em si) estão entre as principais causas de insucesso de startups. Seja em empresas estabelecidas, seja em novos empreendimentos, a cultura de olhar o mercado do ponto de vista do cliente é fator crítico de sucesso. Por isso sempre digo aos jovens que para atuar em qualquer área, o domínio de conceitos e ferramentas de marketing e vendas será determinante para alavancar seu sucesso. Para aqueles que desejam o caminho das áreas de negócios, a curiosidade, o foco na entrega de resultados, e a capacitação constante, são ingredientes fundamentais. Além disso, muita determinação e ambição por fazer o considerado impossível. Em vendas, “é crer para ver”.

Fonte: Revista Business
https://revistabusiness.com.br/artigos/entrevista-exclusiva-delton-batista-presidente-advb-sc/