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Entrevista exclusiva com Mike Donnely

Entrevista exclusiva com Mike Donnely

Mike Donnelly é um reconhecido especialista, palestrante, facilitador e consultor em técnicas de como construir culturas corporativas bem-sucedidas com foco na seleção, orientação de novos contratados, treinamento e experiência dos clientes. Por mais de 20 anos, Mike ganhou experiência prática em liderança atuando na The Walt Disney Company e na Papa John's International.

Quais as principais características que o profissional de marketing deve ter hoje para estar ou entrar no mercado global?
[Mike Donnelly]
 Curiosidade, criatividade e mente aberta.

O Mix do Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing: produto, preço, praça e promoção. Quando os quatro estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público. Em sua opinião, qual o ponto crucial de uma boa estratégia de marketing?
[Mike Donnelly] Você precisa ter uma profunda compreensão do seu cliente e desenvolver estratégias de marketing através da visão de mercado do seu cliente.

Conhecer o comportamento do consumidor é essencial para realizar ações de marketing, e consequentemente, negociações mais focadas. Quem você acha que são os influenciadores de compra do seu consumidor?
[Mike Donnelly] Na Disney, a promessa da marca é "Entretenimento Especial com Coração". Eles trabalham duro todos os dias para cumprir essa promessa, por isso a fidelização do público é garantida. As pessoas são influenciadas por respostas positivas às suas expectativas.

Na maior parte das empresas, 10% dos clientes geram 90% da receita. Com foco nos 10% quais as ações de fidelização da sua empresa?
[Mike Donnelly] Disney é muito focada em fazer uma conexão emocional com os clientes que visitam o Walt Disney World. Sete de cada 10 visitantes já estiveram na Disney antes, essa é fidelização do padrão Disney.

As pessoas querem repetir experiências positivas, que as conquistam como clientes. Dentro da lei da repetida experiência do cliente o que você considera mais importante, preço ou produto?
[Mike Donnelly] Nenhum deles. O aspecto mais importante é a emoção.

Ao conceber um novo produto, deve-se fazer um estudo do seu ciclo de vida. Qual o papel do Mix de Marketing no monitoramento deste produto no mercado?
[Mike Donnelly] Muitas vezes as empresas olham para o valor de uma transação. A Disney foca no grau de satisfação e no valor que isso tem para uma família que retornará por muitos e muitos anos. É assim que monitora o seu produto no mercado, através da satisfação e emoção.

Qual a importância de identificar e conhecer seus concorrentes?

[Mike Donnelly] Aprender com seus concorrentes pode ser valioso, mas nada que te custe não olhar para a sua organização. Conheça o concorrente, mas foque no seu negócio.

Para atender de forma plena seu consumidor as empresas trabalham com canais multivendas. Em sua opinião, a comunicação deve ser a mesma em todos os canais?
[Mike Donnelly] É muito importante ter mensagens consistentes. A maioria dos clientes não sabe a diferença entre o fornecedor e a empresa. Na visão dos consumidores, eles são os mesmos, então os líderes devem focar e trabalhar atentamente fazendo um bom uso das ferramentas de comunicação para manter seus consumidores sempre bem informados.