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Carvão Bom de Brasa – empresa vencedora do Top One ADVB/SC 2019

Carvão Bom de Brasa – empresa vencedora do Top One ADVB/SC 2019

Entrevista com Ricardo Augusto Grasel Matos, Diretor de Marketing e Vendas do Bom de Brasa.

O Bom de Brasa surgiu em 1988 e foi fundada por Marcos Eugênio Matos, na Grande Florianópolis, com o seu principal produto, o carvão Bom de Brasa 3Kg.

O carvão chegou na família por Domingos, irmão de Marcos, como forma de pagamento de uma dívida. Como na época Marcos vendia pães e verduras, aproveitou para comercializar a carga de carvão recebida pelo irmão.

Com o tempo, perceberam que não comercializavam um produto chamado carvão, mas sim uma paixão nacional chamado churrasco.

Foi baseado nesta história que surgiu o case premiado ao Top One, maior premiação, entre 18 organizações vencedoras, do Top de Marketing e Vendas ADVB/SC 2019.

Conheça o case vencedor:
https://bit.ly/321mNzB

Confira!

1 – O que representa o Prêmio Top de Marketing e Vendas ADVB/SC para o Carvão Bom de Brasa?
Representa o reconhecimento de que os esforços para levar a empresa para outro patamar foram grandes feitos, não somente de acordo com o julgamento da própria equipe interna, mas também sob a visão do mercado. Representa, ainda, a abertura de novas portas e oportunidades que levam a marca a patamares ainda mais altos.

2 – Qual o diferencial do case do Carvão Bom de Brasa?
O case imprime a paixão que os sócios e dirigentes da empresa sentem pelo negócio e como isso alimentou todo o time, para executar um plano realmente completo de crescimento e adaptação da empresa.
Chama atenção a forma como o trabalho foi desempenhado e o fato de nenhuma empresa no Brasil, do ramo de carvão vegetal para churrasco, ter feito algo parecido antes.
A Bom de Brasa, ao vender o "conceito" do churrasco e não mais o "produto carvão", conseguiu fazer com que as pessoas e donos de negócios, voltados para o ramo de churrasco, começassem a valorizar o carvão como algo essencial e não mais como um insumo qualquer.
A paixão da família por churrasco e dos colaboradores com dez, quinze e até vinte anos de casa, estimulou a equipe, que com energia suficiente para colocar em ação um plano completo, que abrange desde a captação de pessoas necessárias para tornar realidade os objetivos, passando por ferramentas de inteligência comercial e influenciadores digitais, fizeram com que chegássemos aos resultados de forma sistemática e consistente.

3 – Na sua opinião, em que momento o marketing auxiliou no crescimento da empresa?
Desde o primeiro dia. Na visão da empresa, o churrasco está no DNA do Bom de Brasa e o marketing está na alma.
Para nós, o marketing significa "conquistar pessoas para desenvolver mercado", no qual o mercado são pessoas que entendem haver utilidade no que a empresa faz. Mas "conquistar pessoas" é no sentido da conquista romântica, emocional, e não com intenção de "colonizar" ou algo que lembre a conquista de um povo sobre outro.
A partir do momento que entendemos o marketing dessa forma, toda a empresa começa a ser pensada nos detalhes...ao bolar um produto, ao estabelecer uma parceria com outra empresa, ao iniciar o atendimento com um cliente, ao comprar um veículo, ao atender um fornecedor, ao decidir se a xícara da copa será amarela ou vermelha... paramos para pensar, milimetricamente, em cada decisão.

4 – O que é fundamental nas estratégias de marketing para se obter bons resultados nas vendas?
Empatia. Colocar-se no lugar daqueles que vivem as experiências, onde seu produto está inserido. Se questionar por que seu produto deveria estar nesse momento/experiência e não o do seu concorrente? Entender o que o usuário final deseja.

5 – Qual a sua dica para as empresas que estão começando? O que eles devem evitar e o que é essencial?
A dica é fazer mais com menos, principalmente quando está dando os primeiros passos em uma estratégia de marketing. Fazer "mais com mais", todo mundo faz, mas fazer “mais com menos” é o que representa uma estratégia eficiente (mesmo quando você tem dinheiro para gastar).
Há milhares de soluções disponíveis no mercado, que custam mais do que a maioria das empresas poderia ou deveria pagar... mas há outras soluções escondidas atrás da montanha, que custam nada ou quase nada. Basta procurar um pouco mais e isso fará você economizar muito dinheiro.

Lembre-se que dinheiro não é tudo o que move as pessoas. Parcerias baseadas em dinheiro, acabam quando o dinheiro acaba. Lembre-se de que ao fazer uma parceria, é uma pessoa que vai decidir pelo sim ou pelo não. Coloque-se no lugar dela e procure agregar valor, na mesma medida que ela agregar à você.

Não estou dizendo que não é necessário gastar. Nenhuma estratégia de marketing têm custo zero. Mas estou dizendo sim, que é possível fazer muito mais com o que a maioria das pessoas tem em mãos. O Bom de Brasa investiu com agência para fazer embalagens e montar uma nova identidade visual, mas o que fez nossa estratégia prosperar foi chamar as pessoas até nossa casa, conversar, entender como poderíamos ajudá-los e só então pedir ajuda.

Mais informações:
Comunicação ADVB/SC
Luciene Corrêa
(48)3224-5258 / 98803-8202
[email protected]