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O Marketing e Vendas do futuro já é agora

O Marketing e Vendas do futuro já é agora

Estamos há 18 anos no Século 21 e os filmes sobre o futuro pararam de ser lançados. Aliás, já notou isso? No cinema e nas séries mais assistidas, o futuro já é agora, conectado no nosso dia a dia. Sumiram as visões de cidades em outros planetas com roupas e naves especiais. Quem assistiu a série BlackMirror deve estar sorrindo agora. Tudo em nosso cotidiano gira em torno da tecnologia digital.

Então, quer dizer que não precisamos mais pensar no futuro, na decisão estratégica que vai impulsionar as vendas em tempos de crise? Não, pois basta ouvir os dados de agora. Aliás, a crise mais grave não é mais a que impacta o lucro, mas sim aquela que ofusca o Propósito que justifica a organização existir e prosperar. Sem propósito, não há marketing estratégico e funil de vendas que salve a organização das ondas inovadoras da tecnologia aplicada ao dia a dia. Lembre-se, o Spotify já completou 10 anos e ano que vem, quem faz 10 anos é o Uber.

As possibilidades criadas com a adoção da internet sem fio, e em dispositivos como telefones, relógios, óculos, carros, casas, câmeras de vídeo e até cidades 100% conectadas, traz um novo prisma de marketing e vendas. As decisões agora são tomadas a partir de dados. O instinto do profissional de Marketing e Vendas não é mais focado em buscar hierarquias de fornecedor-cliente, mas em redes de negócios. São os dados gerados no dia a dia que impulsionam os movimentos de vendas. Quer um exemplo? Abra o Instagram (ainda não tem?) e observe o "Stories" de seus amigos. Agora observe quantos estão ligados a um produto ou serviço. Você verá a rede de negócios na sua frente, ali, no celular enquanto toma um café e lê esse artigo.

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São os dados digitais que vão mudar o controle da ação de marketing para o empoderamento do seus influenciadores em rede. São esses mesmos dados observados nos impactos de novos contratos que vão escalar as vendas de um produto ou serviço piloto em rotinas de experimentação diárias.

É impossível ignorar os dados. Em abril de 2014, a Netflix valia U$20 bilhões. Em Abril de 2018, são U$133 bilhões e subindo. E o melhor, cresceu sem nenhum vendedor batendo na sua porta de casa, pedindo um minuto de sua atenção para ouvir mais sobre a Netflix. Nem mesmo Call Center eles possuem! Então como eles vendem tanto? Dados. Simplesmente, dados. Quanto mais você assiste, mais eles sabem o que você quer assistir e mais você conta para seus amigos o quão bacana é assistir. Isso é entregar valor alinhado com propósito.

No último 2018 CEO Priorities da Gartner, os temas por ordem de importância foram: (1)Crescimento, (2)TI, (3)Corporação, (4)Cliente, (5)Produto, (6)Financeiro, (7)Força de Trabalho, (8)Gestão de Custo, (9)Marketing e (10)Qualidade.

Quantos dados você e a sua organização gerenciaram hoje a respeito desses tópicos acima? E nessa semana? E no último mês? E no último ano fiscal? O quanto esses dados estão alinhados com o propósito da sua organização? Lembre-se, o Marketing e Vendas do futuro, são os dados de agora.

Autor: Angela Gonçalves, Vice-Presidente Executiva da ADVB/SC e CEO da ELO CORPORATE


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