Curta e Siga

Fone 48 3224 5258

Efetue sua Busca


Notícias - Artigos

Como ressignificar nossas crenças e fortalecer Valores

Como ressignificar nossas crenças e fortalecer Valores

Gosto muito de usar metáforas pra contar histórias. Ajuda a entender o contexto, simplifica e dá forma pra mensagem que se quer transmitir. Vou usar essa licença poética pra falar de Santa Catarina, mais especialmente da construção da identidade de moda que esse estado produz. Vou usar a metáfora do Tigre que ouvi há muitos anos e me marcou.

“Uma tigresa faminta, estava prestes a dar à luz. A fome falou mais alto e ela foi à caça. Avistou um rebanho de ovelhas e partiu pra cima. No meio da caçada, ela exausta, dá a luz e morre. Aquele lindo filhote de tigre nasce no meio de um rebanho de ovelhas. É adotado por elas. Passa a acreditar que é uma ovelhinha, balindo e se alimentando como tal. Segue a vida.

Até que um dia um TIGRE enorme e muito poderoso, avista aquela cena de um tigrinho se comportando como uma ovelha e fica chocado. Não aceita que um dos seus, que poderia dominar toda floresta, está à mercê de suas fragilidades. Vai ao encontro do tal tigrinho, separa-o do rebanho, encara-o de frente e diz: TU és um tigre, podes dominar essa floresta, o que fazes aí? Leva o animalzinho pra perto de um lago, faz com que veja sua imagem refletida e afirma, olha tu és altivo, poderoso, grandioso, único, tens que aprender a rugir. O pequeno animal fica assustado, mas sem tempo de raciocinar direito solta um primeiro rugido, que mais parece um miado. Aos poucos o Tigre vai encorajando o jovem animal e depois de algumas tentativas sai aquele poderoso rugido. Forte é ouvido do outro lado da floresta. O jovem tigre sente dentro de si algo mudar... nunca mais será o mesmo, parte para uma nova jornada!”

Não vou me ater aos detalhes, toda boa fábula acaba com final feliz, o tigre não devorou as ovelhas, não se preocupem, agradeceu aos cuidados e partiu para sua jornada de autoconhecimento e de posicionamento na grande floresta. Claro que vai se deparar com desafios imensos, arrependimentos... porque saí daquela zona de conforto? Estava tão bom e tranquilo no mundo das ovelhas.... Mas aos poucos se depara com tantas oportunidades que se apaixona pelo novo mundo, encontra seus semelhantes, se reproduz, dá continuidade ao ciclo da vida e percebe que valeu vencer o medo, os limites e buscar novos horizontes.

Essa analogia cabe como uma luva pra contextualizar o que acontece com muitas indústrias de Santa Catarina especialmente no segmento têxtil – moda, que são tigres e poderiam rugir mais alto e mais forte, talvez ainda se percebam como ovelhas. Temos um histórico de mais de um século que forjou valores únicos. Temos pessoas diferenciadas, comprometidas. Temos marcas fortes que entregam valor. Temos propósito.
Então o que precisamos fazer pra sermos ainda mais reconhecidos, desejados e amados pelos consumidores. Assim como aquele tigre se olhou no lago, temos que nos olhar no espelho, ou melhor ainda, olhar pra dentro de nós mesmos e identificar o que nos torna únicos, diferenciados. Essa tal identidade da moda catarinense, desenvolvida e produzida nesse estado único (respeito e amo todo Brasil, quero deixar aqui registrado) precisa ser fortalecida, comunicada.

Pra rugir mais forte, mais alto fica o convite. Creio que a ADVB Santa Catarina, assim como o SCMC – Santa Catarina Moda e Cultura são plataformas importantes pra exercitarmos nossa colaboração. Juntos podemos rugir mais alto, mais forte. Desbravar novas florestas, respeitando todo ecossistema, promovendo inovações necessárias em nossos modelos de atuação. Juntos somos mais fortes e vamos mais longe!

#modapronovomundo

Autora: Amélia Malheiros, palestrante do Marketing MIX ADVB/SC 2018
Gestora da Fundação Hermann Hering e Consultora do SCMC – Santa Catarina Moda e Cultura


Quer aprender mais sobre marketing e vendas?

Nos dias 24 e 25 de maio, a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas de Santa Catarina (ADVB/SC) promove o MARKETING MIX ADVB/SC 2018, um dos eventos de marketing e vendas mais esperados do ano! 

Vai ficar de fora?

Para esta edição, acrescentamos um dia inteiro de programação direcionada ao ecossistema digital! Em parceria com o Portal Transformação Digital, correalizadora do evento, um time de feras da área foi escalado para trazer aos participantes, as melhores práticas e novidades do mercado.

Para mais informações, acesse o SITE OFICIAL DO EVENTO: http://www.marketingmixadvb.com.br/
Que o comportamento do consumidor e seus hábitos foram alterados pela Era Digital todo mundo já sabe. Seguindo essa tendência, as áreas de marketing e vendas foram impactadas e estão em busca das melhores ferramentas para potencializar os negócios: Big Data, Inteligência Artificial, Digital, on e offline, Inbound, Outbound e Trade são algumas. Mas e agora? Qual o melhor caminho? Qual a estratégia mais certeira?

Vamos descobrir juntos, no Marketing MIX 2018! Venha conferir o que grandes empresas e profissionais estão fazendo para lidar com o boom digital, gerar valor às marcas e sair na frente da concorrência.