Curta e Siga

Fone 48 3224 5258

Efetue sua Busca


Notícias - Artigos

Big Data Analytics para Marketing e vendas

Big Data Analytics para Marketing e vendas

O Brasil é líder no uso de big data na América Latina, com uma fatia de 46,8% do mercado, segundo estudo da consultoria Frost & Sullivan. Esta é uma ótima notícia, porque demonstra que o mercado brasileiro está se adaptando rapidamente às novas tecnologias. Mas, se você pertence à parcela que ainda não usa a análise de dados a favor do seu negócio, essa informação merece ainda mais atenção, já que pode significar que você está atrás dos seus concorrentes ou aquém das suas possibilidades de crescimento.

Ao utilizar smartphones, realizar compras pela internet ou pagar uma conta no banco, por exemplo, estamos gerando milhares de dados. Estima-se que, a cada dia, sejam gerados 2,5 quintilhões de bytes de novos dados no mundo. Com tanta informação disponível, é fundamental realizar análises e entender o contexto para tomar decisões realmente estratégicas. Por isso é essencial contar com uma ferramenta de big data analytics, com capacidade para coletar esses dados, segmentá-los e analisá-los por meio de inteligência artificial, gerando insights valiosos.



CLIQUE NO BANNER PARA SABER  MAIS SOBRE O EVENTO!


Impactos do Big Data Analytics no mercado

Atualmente, no inbound marketing, a análise de comportamento do consumidor para criar mensagens personalizadas e estratégias de retargeting é utilizada à exaustão, principalmente nas mídias sociais. Mas a análise de dados também pode apoiar estratégias outbound, principalmente quando falamos de prospecção de clientes e expansão do negócio.

O big data analytics permite:

- Prospectar melhor: Por meio dos cruzamento de dados proprietários com dados de outras bases, sempre com o auxílio de uma ferramenta, é possível entender sua carteira de clientes para procurar prospects com perfil parecido e mais chances de fechar negócio, ou mesmo encontrar oportunidades de upsell e cross-sell.

- Expandir seus negócios: Por meio da análise de dados, você consegue entender seu mercado e sua participação, analisar a concorrência e encontrar oportunidades de expandir seus negócios localmente ou ampliar sua área de atuação.


Além de ajudar empresas a ganharem mais, o big data analytics também ajuda a perder menos, já que permite pesquisar e cruzar informações de públicos de interesse, permitindo potencializar os processos de compliance, prevenção contra riscos de perdas, fraudes e recuperação de ativos.

Como utilizamos big data analytics na Neoway

Na Neoway, segmentamos nossos melhores clientes por três variáveis: perfil de cliente, caso de uso e ramo de atividade. Desta forma, entendemos os que traziam maior rentabilidade e o que gerava menor taxa de cancelamento. 
Com o perfil do cliente ideal definido, desenhamos a jornada do cliente, separada em atração, prospecção e retenção/upsell. Para impacta-los em cada fase da jornada, elaboramos conteúdos específicos e segmentados.

Na fase de atração, uma das fases mais importantes, impactamos os clientes por meio do inbound, outbound e eventos. Para ganharmos escala, criamos a área de Business Development, uma equipe responsável por fazer o primeiro contato com o cliente advindo de todos dos canais de inbound e outbound. Esta área consegue, a partir de perguntas específicas, gerar Sales Qualified Leads (leads qualificados para vendas) e encaminhá-los para nossos vendedores. A pré-análise do perfil gerou aumento da produtividade da equipe de vendas, redução de tempo na prospecção, diminuição de oportunidades descartadas e encurtou o ciclo de vendas.

Por sua vez, toda a estratégia montada a partir de big data analytics nos garantiu um crescimento de 200% nos últimos dois anos, o que possibilitou nossa expansão internacional e grandes rodadas de investimento que capitalizaram as novas iniciativas da companhia.


Autor: Jaime de Paula, Vice-presidente da ADVB/SC e CEO da Neoway