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A tecnologia e o realinhamento dos processos de marketing

A tecnologia e o realinhamento dos processos de marketing

Há um bom tempo discutem-se novas configurações e plataformas do marketing nas empresas, em função da incorporação da tecnologia. Já é consenso no meio que não há como diferenciar marketing off line de marketing on line, pois tudo é marketing. O fato é que somente com a utilização integrada das plataformas é que se terão resultados positivos nas campanhas. Embora tenham grandes players ofertando tecnologias para a área de marketing e vendas, a aderência e a aceitação por parte das empresas para a utilização dessas tecnologias em seus processos é baixa. E uma parte desse descrédito está na visão distorcida de que usar o digital é somente impulsionar posts nas redes sociais, como Facebook, Instagram, e tantos outras.

A área de marketing hoje só gera resultados satisfatórios se tiver uma “alma digital”, e essa linha digital é cultural, pois as ações de marketing influenciam e impactam toda a cadeia de valor da empresa. As empresas hoje que não tem cultura digital terão grandes problemas para manterem-se sustentáveis em seu mercado de atuação. É preciso uma estrutura básica com um sistema de CRM (Customer Relationship Management) que integre todas as áreas, desde o cadastro dos clientes até suas interações nas redes sociais, pois essa estrutura pode promover maior assertividade no planejamento e execução das ações de marketing e comunicação.


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Ações de envio de e-mail marketing e impulsionamento de posts nas redes sociais, tem mais resultados quando realizadas de forma segmentada a partir do perfil do público-alvo, e uma boa estrutura tecnológica facilita muito esse processo. O digital possibilita o mapeamento da jornada do consumidor e consequentemente, a mensuração dos resultados obtidos com as ações executadas. A comunicação precisa ser fácil e dirigida e isso só será possível integrando tecnologia aos processos de marketing. Ao contrário do que muitos afirmam, a tecnologia não elimina processos ou pessoas, ela as transforma, e para melhor, proporcionando novas possibilidades de atuação, seja para as organizações, seja para os profissionais.


Autor: Valdirene Teixeira, Vice-Presidente de Relações Internacionais ADVB/SC e Diretora de Marketing e Comunicação do Senac.


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