Curta e Siga

Fone 48 3224 5258

Efetue sua Busca


Artigos

Inteligência de mercado: não corra atrás da crise, corra na frente dela.

Por Octavio René Lebarbenchon Neto, Presidente Executivo ADVB/SC |    

Em algum momento deste ano, você deve ter ouvido falar sobre redução do consumo ou está vivendo este ‘mau humor’ econômico que já afetou muitas pessoas e organizações. Não deixemos de ver o óbvio sobre a economia do nosso país, mas também devemos compartilhar alternativas positivas. Nas inúmeras reuniões de negócios que tenho participado, em todas elas, um fator envolveu o clima destes encontros: o tema crise foi usado como um fator impulsionador de novas ideias e novos projetos. Chamo isso de inteligência de mercado.

Mais do que nunca, é hora de buscar novas técnicas, novas ferramentas de gestão que incrementem as vendas e promovam cenários positivos aos negócios. Muitos já estão à frente e não apenas ‘correndo’ atrás da crise. Quem corre à frente, embora tenha a pressão natural do resultado, tem também uma visibilidade mais ampla do mercado, podendo encontrar saídas que outros ainda não perceberam. Portanto, a inteligência de mercado é a inteligência para o mercado.

Já escutei o seguinte: "vou cortar todos os custos, especialmente àqueles de comunicação de marca. Só a venda me interessa". Isto é um engano, pois o reforço da marca e o bom posicionamento junto ao mundo empresarial e ao mercado mostra que a companhia não está tentando fugir da crise, mas criando alternativas inteligentes para sair dela. Aliás, o Brasil e em especial Santa Catarina tem sabido lidar muito bem destes momentos. Por isso, o caminho é buscar inovação, criar, pensar, refletir e agir nas alternativas inteligentes que possam dar consistência ao negócio.

A inteligência de mercado exigirá profissionais conectados para pensar as saídas do problema.  Os profissionais de vendas e marketing podem e devem apresentar esse caminho para o mundo novo. E ao conectar-se a estas pessoas, as empresas criarão  um ambiente mais favorável, diminuindo o pessimismo. As oportunidades estão aí, mantenha o foco, ajuste o prumo e aguarde os resultados positivos.