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Capacitar os gestoras e executivos de vendas da sua companhia, melhoram os resultados .

Por Octavio René Lebarbenchon Neto, Presidente Executivo ADVB/SC |    

Recentemente participei de um evento , onde o tema principal era como são formadas e preparadas as equipes comerciais para alcançar vendas com sustentabilidade em ambientes instáveis . Durante mais de duas horas CEOs e diretores comerciais apresentaram seus modelos suas soluções e suas dúvidas . Após muita discussão , alguns pontos começaram a convergir. Como por exemplo a ideia de que a venda so termina na entrega, portanto fechar um contrato é muito importante, mas entregar o que você vendeu é o que efetivamente finaliza a venda.

Portanto as famosas e até necessárias brigas entre as áreas comerciais com as áreas operacionais e controladorias , são amenizadas, quando de maneira integrada e em sinergia estas áreas comemoram a entrega do produto ou serviço contratado. Mas outra afirmação que foi pactuada por todos, provocando uma concordância geral foi a preparação que os dirigentes e executivos comercias deveriam ter para que a companhia pudesse ter uma verdadeira, organizada e sustentável venda. Em um momento tão delicado da economia , onde a desconfiança e a prudência tomam corpo, se faz necessário investir ainda mais nas pessoas . Jamais e em especial em momentos nervosos da economia, devemos diminuir os investimentos na formação das pessoas. 
Esta ação provoca uma reação em cadeia, contaminando positivamente toda a organização que de certa forma cria ferramentas de motivação e de alerta, instigando a inovação e aumentando a capacidade de superar desafios. Todo momento de crise e de empolgação econômica são passageiros.

A busca sempre será pelo equilíbrio. Alias empolgação demais, provoca uma falsa sensação de crescimento, que em seguida pode vir acompanhada de uma queda expressiva na atividade econômica . Diante de tantos desafios , sabemos que podemos criar e inventar infinidades de ferramentas de gestão, mas todas elas serão inúteis se estiverem em mãos e mentes erradas.
Preparar as pessoas para gostar de fazer negócios , de vender, investindo na verdadeira condição humana , que é o desejo de encontrar propósitos para suas vidas, pode além de dar a verdadeira razão do o que é do porque estamos aqui, instigam a credibilidade que temos que ter , para que o mercado confie em nossas ações.

As ferramentas e modelos de negócios podem ser como um comodite, mas as pessoas com sua alma criativa e inovadora podem efetivamente alterar o rumo dos barcos , encontrando alternativas que os modelos objetivos e formais não possuem.
Portanto em épocas difíceis, invista sem medo nas pessoas, elas poderão fazer a grande é esperada diferença para o seu negócio .