Curta e Siga

Fone 48 3224 5258

Efetue sua Busca


Artigos

As habilidades do profissional de negócios em um mundo altamente competitivo

Por Octavio René Lebarbenchon Neto, Presidente Executivo ADVB/SC |    

Embora estejamos vivendo momentos de muita tensão nos negócios, ainda há uma grande maioria de empresários, executivos e profissionais liberais pensando ‘fora do quadrado’. Tenho ouvido empresários falarem de investimentos que seguem realizando e de diversas inovações que estão implantando. Estão enfrentando de frente o mercado e seus desafios. Esses dias fui perguntado por um grupo de jovens empresários que habilidades o profissional moderno está usando para levar adiante os negócios e como se pode obter resultados positivos.

Não gosto de fórmulas milagrosas, então preferi dizer o que a experiência de mais de 30 anos me ensinou e tem confirmado na prática: é preciso ter algumas habilidades diferenciais. A primeira é a capacidade de se relacionar. Hoje, se você possui uma boa rede de contatos, que começa a ser construída muito cedo, certamente você poderá ter muita agilidade e celeridade nos negócios. Saber construir relacionamentos com consistência é um grande patrimônio.
Outro ponto fundamental é a credibilidade. Em um mundo que todos os dias nos coloca em um turbilhão de corrupção, a credibilidade é tudo que precisamos construir. Imaginem o quanto pode ser útil um profissional altamente relacional e com credibilidade para uma nação. Não podemos mais permitir que o sucesso venha sem credibilidade, sem um comportamento ético exemplar. Por fim, a habilidade de focar em resultados. Foco em resultados é a habilidade de fechar negócio. É a capacidade que temos em fazer nossas ideias serem aceitas e desejadas pelos nossos clientes.

Portanto, diria que ter habilidade de se relacionar, com altíssima credibilidade adquirida pelos seus atos e comportamento, aliados à capacidade de fechar negócios são os atributos que o profissional do futuro e do presente deve ter. É isso que dá sustentação e permite vencer desafios.